História

 

O Salgueiro Atlético Clube surgiu em 23 de maio de 1972 e o nome de fundação foi em homenagem ao município sede do clube. Apesar de ter surgido há mais de três décadas, o time se profissionalizou somente em 2005 e já ganhou a fama de dar trabalho para as grandes equipes de Pernambuco.

O Tricolor do Sertão comanda seus jogos no estádio Cornélio de Barros, o Salgueirão, fundado no mesmo ano em que surgiu o clube. O dono do campo é a prefeitura da cidade pernambucana.

Logo no seu primeiro ano de existência o Salgueiro surpreendeu os adversários e ficou com o título da Copa de Pernambuco. Na mesma temporada, ele conquistou também o Torneio Integração Paraíba, Ceará e Pernambuco. A equipe perdeu somente o primeiro jogo para o Icasa, no Ceará, mas depois venceu os outros quatro das últimas cinco partidas.

A estréia do Salgueiro no Campeonato Pernambucano ac

onteceu em 2005 na segunda divisão e já conseguiu o acesso. Nas três primeiras fases, o time foi bem e conseguiu se classificar invicto. Na última etapa, o Tricolor fez oito pontos e ganhou o direito de participar da elite na temporada seguinte.

Em 2006, sua estréia no principal campeonato de Pernambuco foi decepcionante. No primeiro turno, a campanha até foi surpreendente, chegando ao quinto lugar, seis pontos a menos que o campeão Santa Cruz.

Porém, no returno, o time caiu pelas tabelas e a equipe ficou na nona posição. Após somar os dois turnos, o clube terminou a competição com a penúltima colocação, sendo rebaixad

o. Porém, após o Estudantes perder pontos na justiça, o Tricolor do Sertão ganhou uma posição e ficou em oitavo.

No ano de 2007, o Salgueiro fez uma campanha que honrou toda a sua torcida. A equipe foi bem na primeira fase e se classificou com 19 pontos na segunda colocação. Nas quartas-de-final, o Tricolor empatou as duas partidas e garantiu a ida à semifinal contra o Petrolina. Nessa etapa, o time empatou um, venceu o segundo e garantiu uma vaga na decisão. Na grande final, o time ganhou os dois jogos por 1 a 0 contra o Sete de Setembro e garantiu o retorno à primeira divisão e o título da segunda divisão do Campeonato Pernambucano.