Após críticas, FPF faz mudanças e apresenta nova tabela do Estadual

30-11-2010 20:49

 Do Jornal do Commercio

A Federação Pernambucana de Futebol (FPF) divulgou ontem a nova tabela do Campeonato Pernambucano de 2011, com a antecipação da rodada inaugural do dia 16 de janeiro para 13 de janeiro. Com isso, o número de intervalos irregulares entre as rodadas caiu de quatro para dois – menos de 66 horas do término de um jogo para o início do outro –, entre as segunda e quarta rodadas. Os times disputarão três partidas em cinco dias.

Apesar de desobedecer às Normas Orgânicas do Futebol Brasileiro, legislação instituída pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF), a nova versão da tabela foi confeccionada após acordo com Sindicato dos Jogadores Profissionais de Pernambuco e com aprovação em voto aberto de oito dos 12 participantes da competição, durante assembleia extraordinária na sede da FPF, na semana passada. Sport, Salgueiro, Cabense e Vitória foram contrários à mudança.

Embora tornem as primeiras rodadas menos sufocantes para os atletas, as alterações trouxeram um outro problema. Os clubes terão três dias a menos no já curto período disponibilizado para a pré-temporada. Sport e Náutico, por exemplo, atuaram até o último sábado pela Série B do Campeonato Brasileiro e são obrigados a dar, pelo menos, 30 dias de férias aos jogadores que permanecerão no elenco para a próxima temporada.

O aperto acontece de fato porque o Campeonato Pernambucano excede o número de datas fornecido pela CBF para a realização dos torneios locais. Em seu calendário, a entidade máxima do futebol brasileiro disponibiliza 23 datas para os Estaduais, enquanto o Pernambucano é realizado em 26. A mesma coisa aconteceu no ano passado, quando a competição correu o risco de ficar sem datas para ser finalizado por conta da Copa do Brasil.

Na primeira fase, os 12 times se enfrentam em pontos corridos, contabilizando 22 rodadas. Os quatro melhores se classificam para as semifinais. O primeiro pega o quarto e o segundo pega o terceiro em mata-mata. Os vencedores dos confrontos fazem a final novamente em mata-mata. Os dois piores da fase classificatória serão rebaixados para a Série A2. Os que ficarem entre quinto e oitavo participam do Troféu Campeão do Interior.